O Conselho Regional de Enfermagem (Coren) é um órgão público, autônomo e sem fins lucrativos, que tem por finalidade fiscalizar, regulamentar e disciplinar o exercício da profissão de Enfermagem no Brasil.
As atribuições do Coren são:
* Fiscalizar o exercício profissional de Enfermagem;
* Zelar pela qualidade da assistência de Enfermagem;
* Estimular o aprimoramento profissional;
* Representar a categoria profissional junto aos órgãos públicos e privados;
* Defender os direitos da categoria profissional.
O Brasil possui 27 Conselhos Regionais de Enfermagem (Corens), um para cada estado e o Distrito Federal. O Coren-SP é o maior Coren do Brasil, com mais de 180 mil profissionais registrados.
O papel do Coren é fiscalizar, regulamentar e disciplinar o exercício da profissão de Enfermagem no Brasil. Isso significa que o Coren é responsável por garantir que os profissionais de Enfermagem atuem de acordo com as normas e diretrizes estabelecidas pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).
Para se tornar um profissional registrado no Coren, é necessário concluir o curso de Enfermagem em uma instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Após a conclusão do curso, o profissional deve solicitar o registro ao Coren do seu estado ou do Distrito Federal.
O Coren pode aplicar as seguintes penalidades aos profissionais de Enfermagem que descumprirem as normas e diretrizes estabelecidas pelo Cofen:
* Advertência verbal;
* Advertência escrita;
* Multa;
* Suspensão do exercício profissional;
* Cassação do exercício profissional.
O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) é um órgão federal, autônomo e sem fins lucrativos, que tem por finalidade normatizar e fiscalizar o exercício da profissão de Enfermagem no Brasil.
As competências do Cofen são:
* Normatizar o exercício da profissão de Enfermagem;
* Fiscalizar o exercício da profissão de Enfermagem;
* Representar a categoria profissional junto aos órgãos públicos e privados;
* Defender os direitos da categoria profissional.
Tambahkan Komentar