O Currículo em Ação é um documento curricular que orienta o ensino e a aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) do Estado de São Paulo. Ele foi elaborado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) e publicado em 2019.
O Currículo em Ação tem como objetivo formar cidadãos críticos, criativos, autônomos e solidários. Para isso, ele propõe um ensino que seja centrado no aluno, que valorize a diversidade e que promova a participação da comunidade escolar.
* Linguagens
* Matemática
* Ciências da Natureza
* Ciências Humanas
* Educação Física
Cada área de conhecimento é dividida em unidades temáticas, que são compostas por objetivos de aprendizagem, conteúdos, habilidades e competências.
O Currículo em Ação está estruturado em cinco áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Educação Física. Cada área de conhecimento é dividida em unidades temáticas, que são compostas por objetivos de aprendizagem, conteúdos, habilidades e competências.
Os objetivos de aprendizagem são o que os alunos devem saber e ser capazes de fazer ao final de cada unidade temática. Eles são formulados em termos de competências, habilidades e conhecimentos.
Os conteúdos são os conhecimentos e as informações que os alunos precisam para atingir os objetivos de aprendizagem. Eles são organizados em unidades temáticas, que são agrupadas em torno de temas centrais.
As habilidades são as capacidades que os alunos precisam desenvolver para aprender os conteúdos. Elas são organizadas em torno de quatro dimensões: pensar, comunicar, colaborar e resolver problemas.
As competências são as habilidades gerais que os alunos precisam desenvolver para se tornarem cidadãos plenos. Elas são organizadas em torno de quatro dimensões: atitudinal, cognitiva, procedimental e socioemocional.
O Currículo em Ação propõe uma metodologia de ensino que é baseada na aprendizagem ativa. A aprendizagem ativa é uma abordagem que coloca o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem. Ela promove a participação dos alunos na construção do conhecimento, incentivando-os a pensar, a refletir e a resolver problemas.
O Currículo em Ação tem o potencial de promover uma educação mais justa e inclusiva, que atenda às necessidades de todos os alunos. Ele também pode ajudar a melhorar o desempenho dos alunos em avaliações externas, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Alguns críticos argumentam que o Currículo em Ação é excessivamente teórico e abstrato. Eles também argumentam que ele não dá suficiente atenção ao conteúdo curricular tradicional.
Tambahkan Komentar